terça-feira, 22 de março de 2011

O conhecimento em qualquer parte

Resumo

Reportagem publicada em 20/03/2011 no "Informe Publicitário" da Folha de S. Paulo, sobre como anda a demanda por cursos EAD, mais especificamente da formação de professor do ensino fundamental. Elenca ainda sobre o interesse da população por mais conhecimentos e qualificação profissional. Enfatiza sobre o perfil dos alunos egressos nessa modalidade de ensino. Apresenta as Universidades Públicas e Particulares que disponibiliza a EAD. O presidente da Abed - Associação Brasileira de Educação a Distância, explica como anda a EAD pelo país. Ao final do caderno, apresenta a procura que está ocorrendo por cursos de idiomas presente em EAD.

Mais detalhes acessar o endereço eletrônico abaixo:




sexta-feira, 11 de março de 2011

A Aprendizagem Colaborativa na Educação a Distância on-line

Cristiane Luiza Köb Leite
Marileni Ortencio de Abreu Passos
Patrícia Lupion Torres
Paulo Roberto Alcântara



RESUMO

O presente artigo trata de alguns aspectos relacionados à aprendizagem colaborativa, em especial, na educação a distância on-line. Aborda alguns conceitos relacionados a esse tema e algumas teorias que fundamentam esse tipo de aprendizagem. A fundamentação teórica centra-se nos trabalhos de Pallof e Pratt, Behrens, Campos, Varella e outros autores que defendem a utilização de recursos tecnológicos principalmente na educação a distância.São levantadas também, algumas questões sobre a avaliação na educação a distância on-line, com o objetivo de reforçar a teoria de educadores que a situam como uma proposta de aprendizagem diferenciada e inovadora.

Fonte: CEAD UNIRIO http://www.unirio/cead/cursosadistancia.html

Palavras-chave: educação a distância on-line, colaboração, aprendizagem
colaborativa, educação superior, professor, alunos.



Disponível em:

quinta-feira, 10 de março de 2011

Aplicação Colaborativa de Objetos de Aprendizagem a partir de uma Proposta de Planejamento Pedagógico Integrado

Resumo


O ensino a distância (EAD) é uma realidade cada vez mais presente nos treinamentos e cursos do mundo inteiro, e como qualquer atividade de ensino necessita de planejamento pedagógico e definição de estratégias. Aplicável em muitas situações, o EAD é uma solução bastante atraente para treinamentos e cursos onde as unidades de ensino estejam geograficamente separadas. Neste caso os objetos de aprendizagem, reutilizáveis têm tido cada vez mais destaque, principalmente em programas de ensino que utilizam uma administração centralizada de conteúdos.Propõe-se, então, uma arquitetura colaborativa de objetos de aprendizagem integrados a outros elementos necessários para desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e subordinada ao planejamento pedagógico. Esta arquitetura permite a gestão do conhecimento fragmentado e compartilhado em diversos pontos distantes geograficamente, por diferentes pessoas. A arquitetura proposta é adaptativa a diferentes propostas pedagógicas trazendo uma grande flexibilidade na concepção de cursos; nela os objetos de aprendizagem são indexados e associados a outros elementos pedagógicos, formando cursos adequados à diferentes necessidades.

Palavras chave: Objetos de aprendizagem, Planejamento pedagógico, Ambientes colaborativos.

Disponivel em:

portal.ibta.com.br/cursos/ibtanews/ibtanews_5/.../objetos_pgl.doc



terça-feira, 8 de março de 2011

INCORPORAÇÃO DAS TIC AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

SILVA, J. Roberto da M. robertmota.s@gmail.com
VIANA, M.A.P. - vianamota@gmail.com

RESUMO

Para se discutir a formação e a prática docente fazem-se necessário destacar o advento da sociedade do conhecimento e da revolução da informação exige a produção saberes, uma vez que o processo de mudança afeta profundamente os profissionais de todas as áreas do conhecimento, redefinindo seus papéis e suas funções na sociedade. Os profissionais devem ter capacidade de tomar decisões, ser autônomos, saber trabalhar em grupo, partilhar suas conquistas e estar em constante formação, exercendo uma ação de articulador e mediador entre o conhecimento elaborado e o conhecimento a ser produzido, enquanto sujeito do seu pensar e do fazer pedagógico. O docente precisa vivenciar um processo de aquisição de habilidades e de conhecimentos, buscando uma formação que possibilite, além do domínio do conteúdo que ensina, a compreensão de sua importância como ser social e da escola na produção e socialização de novos saberes. Considera-se como formação do professor, todas as iniciativas e atividades relacionadas à preparação e ao aperfeiçoamento de sua ação pedagógica, intermediados por saberes e sujeitos que os criam e recriam permanentemente numa inter-relação entre teoria e prática. É visível e caracterizado como um momento de crise, momento de incerteza e de fragmentação também na educação. Nem a crise da cultura nem a crise da educação neste início de século têm único cenário e único perfil, além da enganosa universalidade que propõe termos como globalização. A educação nesse contexto pode originar algumas preocupações, tais como: preocupações éticas; preocupações políticas; e, finalmente, a preocupações epistemológicas. O professor do ensino superior tem procurado redimensionar seu papel no processo de ensino na sala de aula. A visão de cidadania e ética considera-se que a formação dos seres humanos deve estar alicerçada na construção de cidadania com uma postura ética, onde exista o respeito aos valores pessoais e sociais. Todas essas visões são propostas que devem ser contempladas nos programas de formação de professores e precisam compor a educação com uma visão ampla e holística e com abrangência crítica, reflexiva e transformadora da realidade em que estamos inseridos. Nesse contexto a ação docente vem sendo desafiada a buscar novos caminhos para consolidar uma formação mais complexa na educação superior que propicie um ensino público de qualidade e que privilegie a aprendizagem efetiva dos alunos.

Disponivel em:

quarta-feira, 2 de março de 2011

O significado das tecnologias de informação para educadores

RESUMO

A pesquisa descrita, de natureza quanti-qualitativa, visou investigar as percepções de docentes em relação às tecnologias de informação (TI), em especial o computador e a Internet. Trata-se de continuação de estudo anterior, que buscou identificar o significado das TI para os educandos. Os dados obtidos junto a 556 alunos revelaram que estes, além de desejarem lidar com as TI em sua aprendizagem, consideravam o computador como uma ferramenta e, a Internet, um instrumento de comunicação e pesquisa.
Neste estudo, com 120 professores de escolas públicas e particulares, encontramos indicadores de o computador ser considerado um aliado, e não uma ameaça, em relação à profissão docente. Constatamos, também, que parece haver relação entre o tipo de escola em que o professor atua e a utilização das TI na prática pedagógica. Há indícios de que a rejeição que parecia haver por parte do magistério às novas tecnologias vem diminuindo.