sábado, 26 de fevereiro de 2011

Aprendizagem Colaborativa em Comunidades Virtuais

Renato Rocha Souza

O Trabalho Analisa Alguns Espaços de Interação e Mediação Eletrônica Questionando Sua Efetividade Como Ambientes de Aprendizado Para Isso São Invocadas Algumas Teorias Pedagógicas Que Lidam Com Aspectos do Processo de Aprendizado Que São Também Características da Ecologia dos Meios Virtuais de Interação São Ainda Abordadas Algumas Hipóteses Sobre as Relações Sociais Que Afloram Nestas Comunidades Virtuais e Sobre o Comportamento Esperado dos Participantes Destas Teorias e Hipóteses São Postas a Prova no Final em Um Estudo de Caso Realizado em Três Listas de Discussão Com Perfis Diferentes de Participantes A Análise dos Dados Leva a Admitir Seriamente o Potencial Destes Espaços Como Efetivos Meios de Suporte à Educação Institucional e à Aprendizagem Autônoma Nesse Sentido Propõe Se a Consideração Destes Quando do Desenho de Estratégias Educacionais Tanto Meios Auxiliares de Trabalho no Ensino a Distância Como Também Para a Educação Presencial

fonte: ScientificCommons

Nenhum comentário:

Postar um comentário