quinta-feira, 10 de março de 2011

Aplicação Colaborativa de Objetos de Aprendizagem a partir de uma Proposta de Planejamento Pedagógico Integrado

Resumo


O ensino a distância (EAD) é uma realidade cada vez mais presente nos treinamentos e cursos do mundo inteiro, e como qualquer atividade de ensino necessita de planejamento pedagógico e definição de estratégias. Aplicável em muitas situações, o EAD é uma solução bastante atraente para treinamentos e cursos onde as unidades de ensino estejam geograficamente separadas. Neste caso os objetos de aprendizagem, reutilizáveis têm tido cada vez mais destaque, principalmente em programas de ensino que utilizam uma administração centralizada de conteúdos.Propõe-se, então, uma arquitetura colaborativa de objetos de aprendizagem integrados a outros elementos necessários para desenvolvimento do processo de ensino-aprendizagem e subordinada ao planejamento pedagógico. Esta arquitetura permite a gestão do conhecimento fragmentado e compartilhado em diversos pontos distantes geograficamente, por diferentes pessoas. A arquitetura proposta é adaptativa a diferentes propostas pedagógicas trazendo uma grande flexibilidade na concepção de cursos; nela os objetos de aprendizagem são indexados e associados a outros elementos pedagógicos, formando cursos adequados à diferentes necessidades.

Palavras chave: Objetos de aprendizagem, Planejamento pedagógico, Ambientes colaborativos.

Disponivel em:

portal.ibta.com.br/cursos/ibtanews/ibtanews_5/.../objetos_pgl.doc



Nenhum comentário:

Postar um comentário