terça-feira, 8 de março de 2011

INCORPORAÇÃO DAS TIC AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO SUPERIOR

SILVA, J. Roberto da M. robertmota.s@gmail.com
VIANA, M.A.P. - vianamota@gmail.com

RESUMO

Para se discutir a formação e a prática docente fazem-se necessário destacar o advento da sociedade do conhecimento e da revolução da informação exige a produção saberes, uma vez que o processo de mudança afeta profundamente os profissionais de todas as áreas do conhecimento, redefinindo seus papéis e suas funções na sociedade. Os profissionais devem ter capacidade de tomar decisões, ser autônomos, saber trabalhar em grupo, partilhar suas conquistas e estar em constante formação, exercendo uma ação de articulador e mediador entre o conhecimento elaborado e o conhecimento a ser produzido, enquanto sujeito do seu pensar e do fazer pedagógico. O docente precisa vivenciar um processo de aquisição de habilidades e de conhecimentos, buscando uma formação que possibilite, além do domínio do conteúdo que ensina, a compreensão de sua importância como ser social e da escola na produção e socialização de novos saberes. Considera-se como formação do professor, todas as iniciativas e atividades relacionadas à preparação e ao aperfeiçoamento de sua ação pedagógica, intermediados por saberes e sujeitos que os criam e recriam permanentemente numa inter-relação entre teoria e prática. É visível e caracterizado como um momento de crise, momento de incerteza e de fragmentação também na educação. Nem a crise da cultura nem a crise da educação neste início de século têm único cenário e único perfil, além da enganosa universalidade que propõe termos como globalização. A educação nesse contexto pode originar algumas preocupações, tais como: preocupações éticas; preocupações políticas; e, finalmente, a preocupações epistemológicas. O professor do ensino superior tem procurado redimensionar seu papel no processo de ensino na sala de aula. A visão de cidadania e ética considera-se que a formação dos seres humanos deve estar alicerçada na construção de cidadania com uma postura ética, onde exista o respeito aos valores pessoais e sociais. Todas essas visões são propostas que devem ser contempladas nos programas de formação de professores e precisam compor a educação com uma visão ampla e holística e com abrangência crítica, reflexiva e transformadora da realidade em que estamos inseridos. Nesse contexto a ação docente vem sendo desafiada a buscar novos caminhos para consolidar uma formação mais complexa na educação superior que propicie um ensino público de qualidade e que privilegie a aprendizagem efetiva dos alunos.

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